Foram reconhecidos os municípios de Patos de Minas, São Gonçalo do Abaeté, Perdizes e Coromandel
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), foi reconhecida no segundo semestre deste ano no Programa de Eficiência Operacional da Companhia. O programa foi implantado pela Diretoria de Operação e visa a melhoria contínua da prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário nos mais de 600 municípios operados.
As avaliações são realizadas anualmente. Na primeira etapa, empregados com conhecimento técnico analisam, dentre outras questões, as condições de conservação e segurança das captações e Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETEs); a integridade de elevatórias e reservatórios e os resultados do processo de tratamento de água e esgoto em cada localidade, com base nas exigências de legislações e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-Mg).
A supervisora administrativa de desempenho empresarial, Juliana Martins, explicou como ocorre a avaliação. “Na primeira etapa os avaliadores preenchem um questionário com questões objetivas e específicas para cada unidade avaliada. Para as questões afirmativas são inseridas evidências fotográficas e para as unidades com necessidade de correções é registrado o plano de ação que será acompanhado no decorrer do ano. Ao final, é gerada a pontuação final do sistema avaliado”, pontuou.
Na segunda etapa é realizada a validação das avaliações pelos gestores. Os sistemas com maior pontuação seguem para a terceira etapa, em que são inspecionados por membros do Comitê do Programa de Eficiência Operacional. Aqueles com melhores resultados são reconhecidos.
A premiação é feita por porte, com base no número de ligações de água. Porte 1: de 0 a 5.000 ligações; Porte 2: de 5.000 a 10.000 ligações, e Porte 3: acima de 10.000 ligações. Patos de Minas foi reconhecida no Porte 3, em 1º lugar geral em todo o Estado. Já na disputa entre os sistemas que compõem a UNOE foram premiados: 1º lugar – Porte 1: São Gonçalo do Abaeté; 1º lugar no Porte 2: Perdizes e 1º lugar no Porte 3: Coromandel.
A superintendente da UNOE, Cristiane Carneiro, elogiou o empenho das equipes e falou da importância de a unidade conquistar o prêmio: “Agradeço a dedicação de cada um dos empregados que estão comprometidos com a excelência e melhoria contínua para levar cada vez mais o melhor aos clientes. Receber o prêmio é mais que um ato simbólico, significa que estamos seguindo o nosso propósito e que seguimos trabalhando com muito amor e empenho pela qualidade de vida da população”, destacou.
Sobre o Programa de Eficiência Operacional
O Programa de Eficiência Operacional é um sistema de gestão que contempla os conceitos de qualidade e atende às exigências da Arsae-MG. Criado no final de 2020, é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento e avaliação contínua dos processos da empresa, subsidiando a tomada de decisão, a melhoria das práticas desempenhadas por meio da promoção de ações para o desenvolvimento sustentável e a excelência da gestão.
Foram realizados dois ciclos. O primeiro foi um projeto-piloto, que permitiu a diretoria avaliar os benefícios da implantação. Neste segundo ciclo, os sistemas que mais se destacaram na Copasa em todo o Estado foram reconhecidos.
Em outubro foi iniciado o terceiro ciclo. Os sistemas serão avaliados até dezembro e os resultados divulgados no primeiro semestre de 2023. Além do reconhecimento, a realização de avaliações possibilitará à Diretoria a análise para futuros investimentos.