Codevasf realiza curso sobre imersão em processo reprodutivo de peixe nativo na bacia do Rio São Francisco
Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), realizou um curso prático sobre a Imersão em Processo Reprodutivo de Peixe Nativo na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
As oficinas contaram com a apresentação técnica de manejo de reprodução de peixes nativos e a participação in loco de gestores, ambientalistas e representantes públicos de alguns municípios convidados, entre eles, Patos de Minas.
A abertura oficial do curso de Imersão do processo reprodutivo de peixes nativos da bacia hidrográfica do Rio São Francisco foi realizada pelo gerente executivo , Julimar Sousa, da Codevasf Unidade de Três Marias.
Em seguida, aconteceu a explanação teórica pelo técnico Edson Vieira Sampaio, biólogo e analista do Centro Integrado de Recursos Pesqueiro e Aquicultura de Três Marias. Durante a oficina ocorreu o processo de aplicação de hipófise (hormônio para induzir a eliminação de óvulos e espermatozóides) e promover a fecundação artificial induzida pela mistura dos gametas femininos e masculinos para a produção de espécies nativas em viveiros para posterior soltura e repovoamento dos afluentes do rio São Francisco.
Houve também o momento de preparo dos viveiros para receber as pós-larvas, procedimento de calagem com a utiliza de cal virgem e adubação química para promover o desenvolvimento de plâncton (fitoplacton e zooplancton).
No segundo dia da agenda de atividades, após as oficinas e aulas técnicas, aconteceu o passeio de barco em Três Marias e a ação ambiental de peixamento nas águas do rio do Boi no município de São Gonçalo do Abaeté, na divisa com Três Marias. O manancial faz parte da bacia hidrográfica do rio São Francisco.
O evento contou com a presença de representantes do Colmeia Patos, Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde (Vigilância em Saúde Ambiental, IEF, IMA, CISPAR, Secretaria Estadual de Educação e Instituições Religiosas. Participação de representantes de Três Marias: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ICMBio, Copasa, Cemig, Emater e empresa Nexa.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e São Francisco (Codevasf), ofereceu aos participantes e convidados, alojamentos, acesso a laboratórios e momentos de oportunidade para a ampliação de conhecimento técnico e cientifico na área ambiental.
(# Comunicação Colmeia Patos)