Presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIEMG participa de Workshop da Mulher Empreendedora
Ela vem a Patos a convite da CDL, Sebrae e Fiemg Alto Paranaíba
A presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIEMG, Mariângela Miranda Marcon estará em Patos de Minas, no dia 14/03, para participar do Workshop da Mulher Empreendedora, promovido pela CDL, em parceria com o SEBRAE e a FIEMG Regional Alto Paranaíba. O evento será às 19h no anfiteatro da CDL e terá a participação também das convidadas: a consultora e empreendedora Alzira Vasconcelos e a empresária lojista de Patos de Minas, Patrícia Martins.
Sobre Mariângela Marcon
É casada com o empresário do setor de vestuário, Guilherme Marcon; mãe de dois filhos Luciana e Guilherme e de uma filha adotiva, Ana Clarice; e avó de dois netos Eduardo e Henrique.
Ela é formada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui pós-graduação em Direito Tributário, pela Fundação João Pinheiro e, ainda, em metodologia de Ensino Superior, pelo CES de Juiz de Fora e em Direito Penal e Processo Penal, pela Estácio de Sá.
Na trajetória profissional, atuou como auditora fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Minas Gerais; auditora do Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais; consultora jurídica especialista em Direito Penal Tributário, tendo prestado serviços na Advocacia Regional do Estado – Juiz de Fora.
Implementou os instrumentos necessários ao combate à sonegação; e, também, o projeto Arrolamento Administrativo de Bens e Direitos na estrutura da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Minas Gerais. Combateu com veemência, por 19 anos, a concorrência desleal fundada na sonegação dolosa praticada por empresas em detrimento dos tributos estaduais. Em parceria com o Ministério Público, através da Promotoria da Ordem Econômica e Tributária de Juiz de Fora e das Promotorias das cidades da Zona da Mata, e com franco acesso ao poder judiciário, possibilitou o resgate de milhões em tributos sonegados durante estes anos, permitindo que este crédito tributário resgatado fosse aplicado no bem comum dos cidadãos através de obras efetuadas pelo governo. Sua atuação, aliada ao Ministério Público, contribuiu sensivelmente para a mudança de comportamento do empresariado diante da certeza, antes existente, de impunidade. Atuou como palestrante e disseminadora de conhecimentos em eventos da Instituição SEF-MG, junto a escolas, universidades e outras instituições educacionais, levando sua crença de que a cultura da corrupção é um dos fatores de maior agravamento da concorrência desleal entre as empresas.
Atualmente, é a presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios de Minas Gerais. Desde que assumiu, atua no fortalecimento das marcas mineiras do segmento da moda, destacando os diferenciais dos produtos fabricados no estado. Em sua atuação na Câmara, levou pela primeira vez ao Minas Trend, o maior salão de negócios de moda da América Latina, marcas fabricantes de Lingerie, Moda Praia e Sleepwear em um espaço exclusivo, com sucesso de vendas para este segmento.
À frente do Sindivest de Juiz de Fora proporcionou às empresas associadas acesso a cursos, palestras, workshops e visita a feiras; realizou o 1º Seminário de Inovação Empresarial, com palestras relacionadas a incentivos fiscais como política para o desenvolvimento; fez parcerias com o Programa FIEMG Competitiva, SESI, SENAI, Sebrae e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); apoiou a criação do Curso de Especialização em Engenharia de Produção da UFJF, na modalidade EAD, nos polos localizados em Andrelândia, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora e Ubá.
Iniciou também, pelo sindicato, o projeto “Despertar para o Futuro”, em parceria com o SESI, visando o resgate da autoestima de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Juiz de Fora, capacitando-os pelo SENAI a exercer o papel de protagonistas e de liderança em suas próprias vidas, com foco no futuro.
Promoveu a fusão do Sindivest de Juiz de Fora com o Sindicato de Governador Valadares. Criou o projeto do Arranjo Produtivo Local Farol da Mata Vestuário e afins – ação que teve por objetivo organizar as empresas de forma coletiva, para manter vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem, para todos os setores que compõem a cadeia produtiva da moda, sendo líder da governança deste APL.
É responsável pelo Pilar Setorial do projeto da construção do Centro Compartilhado da Indústria do Vestuário do Vale do Jequitinhonha, grande complexo industrial com centro de produção compartilhada, que trará enormes benefícios para a região, como otimização de custos da produção, disponibilização de mão de obra formada e incentivos fiscais. Seu trabalho se dará com foco nas definições de negócios do Centro e na atração de empresas para participação no projeto.
Ao longo de sua carreira, recebeu homenagens pela Prefeitura de Juiz de Fora: pelo trabalho efetivo de resgate do crédito tributário; Menção Honrosa pelo Dia Internacional da Mulher e Título de Cidadã Honorária de Juiz de Fora, outorgado pela Câmara Municipal. Recebeu também o prêmio “Mulheres que fazem a diferença em Juiz de Fora”, de iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Foi agraciada ainda com o Prêmio “Destaque Líder Sindical”, uma homenagem da FIEMG, que a consagrou entre os 12 presidentes de Sindicato eleitos com a melhor performance no estado de Minas Gerais, em 2022.
ASCOM fhiemg