
Patos de Minas retornou oficialmente hoje (13/12) à rota de voos comerciais de Minas Gerais com operações da Azul Linhas Aéreas. O avião saiu do Aeroporto de Confins (Belo Horizonte) pouco depois das 8h e chegou ao Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos às 9h30, sob o comando da piloto Karen Gardini e do copiloto Kleber Silva.
O pouso inaugural foi batizado pelo caminhão pipa do Corpo de Bombeiros. A aeronave trouxe a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Gomes; o assessor institucional da presidência da Azul, Ronaldo Veras; a executiva de vendas da companhia na região Sudeste, Graciele Alves, e outros quatro passageiros. Eles foram recebidos por políticos, autoridades e empresários da cidade.

A aeronave em uso para a rota Belo Horizonte-Patos de Minas tem autonomia de até seis horas de voo e capacidade para nove passageiros. São três voos semanais: terça-feira, quinta-feira e sábado. Horários e valores podem ser consultados no VoeAzul (www.voeazul.com.br). É possível comprar as passagens pelo site e também pela Central de Relacionamento Azul (0800 887 1118).
Avanços do aeroporto – Durante a cerimônia de recepção do voo inaugural, o secretário municipal de Governo, Emerson Azevedo, explicou sobre os investimentos realizados no aeródromo. O local foi equipado com estação meteorológica e, para o ano que vem, está prevista a assinatura de convênio para aquisição de um auxiliar de rampa PAPI, obrigatório para o aeroporto operar por aparelhos. A licitação, a instalação e a operação do equipamento devem ocorrer ainda em 2023.
Azevedo ainda contou sobre os esforços do Executivo patense para viabilizar o retorno dos voos comerciais na cidade. “Desde o início da gestão, o prefeito Falcão, além de se empenhar em contatos com a empresa Azul e com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Administração, tem corrido atrás para melhorar, ampliar e deixar o nosso aeroporto em condições de receber mais voos, ter mais horários e outras aeronaves”, disse.
De acordo com a vice-prefeita, o aeroporto também passará por adequações necessárias à finalização do processo de homologação do canal de inspeção e pré-embarque. Com as alterações, os equipamentos de segurança (raio-X e pórtico detector de metais, parados desde 2017) serão utilizados. “Está no planejamento da nossa gestão finalizar e adequar a sala de pré-embarque”, afirmou Sandra Gomes.
