Robótica Day da FIEMG e do SESI é sucesso, em Patos de Minas
Aulas foram ministradas para alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar Dois dias de novidades e de muita euforia para os alunos do Colégio Tiradentes de Patos de Minas.
A FIEMG e o SESI promoveram o Robótica Day, com a orientação da assistente de Tecnologias Educacionais do SESI, Raquel Fontes Correia e da auxiliar pedagógica, Michely Mendes. As aulas foram ministradas para aproximadamente 160 alunos do 4º ao 6º ano. Eles utilizaram kits especiais de programação e montagem e, seguindo as orientações passadas pelas monitoras, conseguiram montar os robôs. O comandante do Colégio Tiradentes, Tenente Magalhães; a vice-diretora Vanilda Oliveira; a presidente da FIEMG Alto Paranaíba e o gerente da Unidade SESI e SENAI de Patos de Minas, Lucas Santos Silva acompanharam uma das aulas.
A presidente da FIEMG ficou feliz em ver a empolgação dos alunos ao desenvolverem os robôs. “Esses alunos puderam conhecer mais sobre o ensino da Robótica, com destaque para as habilidades que são desenvolvidas e que preparam para o mundo do trabalho e para a vida, como trabalho em equipe, inovação, cooperação, criatividade, empreendedorismo, Inteligência emocional, protagonismo e outras. Pudemos ver no olho de cada aluno a alegria de cumprir o desafio de construir um robô e colocá-lo em movimento, com trabalho de grupo,” observou.
O gerente Lucas salientou que a Robótica é um conteúdo que já faz parte da grade curricular das Escolas Sesi de Ensino, sendo referência na educação. “O Programa Robótica Day possibilita que outras escolas possam apresentar essa atividade aos alunos e professores. Ficamos emocionados de ouvir os relatos das professoras do Colégio Tiradentes que acompanharam a aula especial, nos dois dias”, contou.
A vice-diretora do Colégio Tiradentes, Vanilda Oliveira, comentou que, nos dois dias em que aconteceram a oficina Robótica Day, foi perceptível o entusiasmo dos alunos e o envolvimento na realização da atividade. “Esta atividade contribuiu para o aprendizado dos alunos por meio de práticas tecnológicas. Por ser uma novidade os alunos ficaram empolgados e conseguiram em um trabalho de equipe, concentração e criatividade, atingir o objetivo da construção do robô. É uma prática educativa inovadora com resultados positivos na aprendizagem dos alunos, com uma abordagem do conhecimento de maneira diferenciada, prazerosa e lúdica”, acrescentou.
Fonte: Maria Ângela Nunes Nogueira Martins Conteúdo – Regional Alto Paranaíba | Patos de MinasFIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais