Objetivo foi apresentar resultados já alcançados e novas ações
Aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias. É o principal propósito das ações desenvolvidas pelo FIEMG Competitiva, junto aos Sindicatos Filiados e indústrias associadas. Para apresentar os resultados alcançados a analista do FIEMG Competitiva, Jane Ramos e consultores do SENAI, Francisco de Assis Almeida Júnior e Victor Flauzino fizeram reuniões com industriais e diretores do Sinduscon e do Sindimetal, na sede da FIEMG Alto Paranaíba.
Os expositores destacaram que, em cada ação, há a aplicação e análise de diagnóstico para a customização das atividades, orientação e assessoria técnica, voltadas para otimização e melhoria da rotina de trabalho nos processos de fabricação, manutenção e logística entre outras áreas.
As principais atividades visaram à redução de desperdícios pela aplicação da metodologia Lean, considerando-se as especificidades de cada segmento e compreenderam técnicas de 5S; revisão de processos; balanceamento de linha de produção; layout de ambientes; definição e análise de indicadores e cronoanálise.
A partir da adoção das técnicas transmitidas são esperados: mudança cultural nas empresas, redução de custos, aumento de produtividade, ambientes organizados e seguros, atendimento a legislações específicas e equipes motivadas e autossustentáveis.
Pelo Sindimetal, o FIEMG Competitiva abrangeu ações nas indústrias Trucks Hélio; Carrocerias Patense; Promont; Temper Patos; Grupo Palma e Autonível. Houve ainda ações para o segmento agroindustrial com atendimento às empresas: AC Café; JC Grossi e Filho; Agro Beloni; Park Máquinas Agrícolas e Água Santa – Montesa.
Segundo Francisco, em cada uma das empresas houve o registro de melhorias nos índices de produtividade, otimização de processos e redução de desperdícios. “Em grande parte das empresas, houve a aplicação de organização de ambiente, com mudança no layout, de forma a reduzir a movimentação de funcionários e aproveitar melhor os espaços para agilizar os processos”, complementou.
Pelo Sinduscon, houve a apresentação da metodologia Lean Construction, a ser implementada junto às indústrias do setor, dentro do Programa FIEMG Competitiva. Victor Flauzino salientou que o programa prevê consultorias customizadas, conforme as demandas das indústrias, proporcionando ao empresário os melhores resultados para a atividade.
São esperados benefícios no aumento de produtividade, retorno financeiro e redução de matéria-prima, de trabalho e de tempo. “Aplicamos Consultoria 3 em 1, com orientações sobre: Gestão de Almoxarifado; Gestão de Processos de RH no Canteiro de Obras e Organização total do Canteiro de Obras”, informou. Interessados em aderir ao Programa, podem entrar em contato com o Sinduscon pelo telefone (34) 3823-3991 / 3823-3355.
Fonte: Mariangela Nogueira