Patos de Minas voltará a ter atendimento e tratamento contra o câncer.
A união de esforços da Prefeitura de Patos de Minas com a Santa Casa de Misericórdia e o Centro Oncológico AZ do Noroeste, com apoio do Governo de Minas Gerais, resultou em grande e esperada conquista para o município: o retorno, muito em breve, do atendimento e tratamento de câncer na íntegra: consultas ambulatoriais, exames, cirurgias, radioterapia e quimioterapia.
Isso será possível com a habilitação do serviço pelo Ministério da Saúde, medida confirmada ontem (26/10) pelo ministro Marcelo Queiroga, que sinalizou a publicação da portaria para a próxima semana. A notícia foi dada à comitiva que esteve em Brasília para tratar desse e de outros assuntos e na qual estava o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, o prefeito Luís Eduardo Falcão e a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta.
Representantes do AZ e da Santa Casa também participaram da reunião e comemoraram a volta do serviço, que será oferecido em conjunto pelas duas instituições.
“É importante a população entender que estamos trazendo de volta a carteira que Patos de Minas já tinha até 2019, com mama, ginecológico, coloprocto, pele e intestino, acrescentado a partir de agora parte do urológico, no caso próstata. Não é tudo que será atendido aqui, mas a nossa intenção é, aos poucos, avançar. Ter de volta essa parte já nos deixa muito felizes”, disse a secretária Ana Carolina.
Ainda conforme ela, a carteira que será retornada ao município representa quase 90% dos casos de câncer. Após a publicação da portaria pelo Ministério da Saúde, a previsão é iniciar o serviço de oncologia em poucos dias.
Fonte: ASCOM Patos de Minas