A jogadora tinha 62 anos e teve uma parada cardíaca após ter o pulmão comprometido por uma infecção bacteriana
Morreu na madrugada de hoje (16), aos 62 anos, a jogadora de vôlei Isabel Salgado. Ela foi vítima de uma parada cardíaca, dias após ter sido diagnosticada com uma infecção pulmonar bacteriana. A jogadora, um dos ícones do vôlei e do vôlei de praia do Brasil, estava internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Isabel fez carreira nas quadras e teve uma atuação setorial importante no esporte. Mãe dos atletas Maria Clara, Pedro e Carol Solberg, ela havia sido anunciada na segunda-feira (14) como uma das participantes do grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado da companheira de quadras Ana Moser e do atacante Raí. O grupo está encarregado de tratar dos assuntos ligados ao esporte.
Carreira
Isabel foi revelada pelo Flamengo. Ela foi a primeira jogadora brasileira de vôlei a atuar na Europa, contratada pelo time italiano Modena em 1980. Ganhou a medalha de bronze com a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em Porto Rico. Também defendeu as cores brasileiras nas Olimpíadas de 1980, em Moscou, e nas de 1984, em Los Angeles.
Depois das quadras, a carioca da gema voltou para a praia. Não para se bronzear, mas para jogar. Brilhou na areia ao lado das parceiras Jackie Silva e Roseli Ana Timm, com quem conquistou o Mundial de Vôlei de Praia em Miami, em 1994.
Ao se aposentar trabalhou como técnica e treinou os filhos. A mais velha, Maria Clara, de 39 anos já se aposentou após ganhar três medalhas em mundiais de base na juventude. Pedro foi campeão do circuito mundial em 2008 e bronze no Mundial de 2015. E a caçula Carol está cotada para ir aos Jogos Olímpicos de Paris, ao lado de Bárbara.
Leia mais em: https://forbes.com.br/forbeslife/2022/11/morre-isabel-salgado-pioneira-do-volei-de-praia/