O evento foi parte do programa FIEMG Competitiva
Profissionais de oficinas mecânicas de Patos de Minas tiveram a oportunidade de se capacitarem em “Diagnóstico de Redes de Bordo”. O curso foi oferecido pelo Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Patos de Minas), pela FIEMG – por meio da Regional Alto Paranaíba e do Programa FIEMG Competitiva do IEL e, também, pela Bosch, em parceria com o Sest Senat.
Foram dois dias de treinamentos em que os participantes puderam se aperfeiçoar na prestação de serviços em manutenção de redes de tecnologia mais avançada. O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas em veículo de passeio, caminhão e trator.
O curso foi ministrado pelos instrutores técnicos do Centro Automotivo da Bosch de Campinas/SP, Renato Bourbon e Ricardo Filipe. O conteúdo abordou: Princípios de funcionamento da rede de bordo automotiva; medições de sinais de tensão e resistência com osciloscópio e multímetro automotivo; procedimentos de reparação em redes de bordo e equipamentos utilizados.
Segundo Renato, o objetivo do curso foi possibilitar aos profissionais participantes condições para realizar diagnóstico com precisão e conhecer a particularidade para reparação das variadas redes. “A rede de bordo é responsável pela comunicação entre os diversos módulos eletrônicos do motor, da transmissão e de outros sistemas que compõem os veículos”, acrescentou.
O industrial Wladimir Oliveira Castro da Truck Diesel Patense, que participou do curso, comentou que o conteúdo foi bem abrangente. “O sistema de rede de bordo está presente em grande parte dos veículos hoje. A viabilidade da vinda da equipe da Bosch ministrar este curso com o subsídio da FIEMG, por meio do Programa Fiemg Competitiva permitiu que tivéssemos acesso a essa capacitação, fundamental para que possamos prestar o melhor serviço. Ganha o mercado de trabalho com esse curso”, complementou.
O analista de Desenvolvimento Sindical, Wesley Almeida, salientou que esse curso visou capacitar ainda mais os industriais do setor metalmecânico para que estejam atualizados com as novas tecnologias embarcadas nos veículos leves e pesados. “Temos outros cursos já programados para o ano que vem, também, nesta parceria entre o Sindimetal, a Bosch e o Fiemg Competitiva”, destacou.
Para a realização dessa oficina de Diagnóstico de Redes de Bordo, houve ainda a cooperação da Trucks Hélio, da Indústria Rações Patense e da Redemaq Minas – Massey Ferguson.