Copasa marca presença em evento que reconheceu Patos de Minas como município em excelência da gestão
Município é sede da Unidade de Negócio Oeste (UNOE) e atualmente recebe R$13 milhões em investimentos para ampliação do abastecimento
Considerando seu propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, a Companhia de Saneamento de Minas Gerias (Copasa) foi convidada a participar do “Prêmio Band Cidades Excelentes”, em Belo Horizonte, na primeira quinzena de novembro, com o objetivo de reconhecer as melhores gestões de prefeituras no Estado. Dentre os 853 municípios mineiros, foram premiados três em que a Copasa opera: Bom Jardim de Minas; Diamantina e Patos de Minas.
A cerimônia é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila. A avaliação para chegar ao resultado considerou seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Saneamento básico e qualidade de vida estão intrinsecamente relacionados. Por essa razão, o presidente da Copasa, Guilherme Duarte de Faria, entregou os prêmios na categoria Saúde e Bem-Estar aos prefeitos dos municípios de Bom Jardim de Minas, Joaquim Laércio Rodrigues; de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque; e de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
O titular da Companhia elogiou os prefeitos pelas boas práticas de gestão e destacou que, com a premiação, suas cidades passariam também a ser referência para outras cidades mineiras. Além disso, ele ressaltou que os aspectos avaliados também invocam valores e pilares intimamente ligados ao negócio da Copasa. “Não há como falarmos de cidades excelentes e sustentáveis sem que seja dada a devida atenção nesses municípios ao saneamento básico. Por esse motivo que, hoje, a Copasa está muito feliz com essa iniciativa do prêmio, porque os valores e pilares aqui colocados, para que sejam reconhecidas as cidades como cidades excelentes, são intimamente ligadas ao negócio da Copasa”, destacou.
Benefícios do saneamento básico
O tratamento da água e do esgoto proporcionam inúmeros benefícios. Para a sociedade, contribui para a melhoria da saúde da população em geral, além do conforto e da tranquilidade de ter água de qualidade. Para o município, melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), promovendo a valorização do potencial turístico local e proporcionando maior atração de investimentos privados para a cidade.
Para ambos, população e município, reduz gastos com tratamento de doenças de veiculação hídrica, como gastroenterite, cólera, entre outras. E, para o meio ambiente, contribui para a despoluição dos cursos d’água da região e de seus afluentes, com a recuperação da fauna e da flora, preservando o meio ambiente para as gerações atuais e futuras.
Investimentos constantes
Patos de Minas é a sede da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), que compreende 58 municípios no Pontal do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste mineiro. Atualmente está em andamento na cidade a obra para ampliação do sistema de abastecimento de água.
Iniciada em junho de 2022, a segunda etapa da obra, orçada em R$13 milhões, tem duração estimada de 14 meses e consiste na ampliação da capacidade de captação de água no Rio Paranaíba de 420 para 550 litros por segundo, aumentando em 30% a capacidade de produção da Estação de Tratamento (ETA) da cidade.
A primeira etapa, que consiste na implantação de redes, está em andamento desde junho de 2021. Antecipadas em sete anos, as intervenções beneficiarão cerca de 60 mil pessoas em aproximadamente 50 bairros da cidade.
Fonte ASCOM Copasa