Projeto de Melhoria Continua comprova a eficiência na adoção da nova cultura na empresa
FIEMG Competitiva apresenta resultados em indústrias da Construção Civil e do Metalmecânico
Ter vontade de crescer e continuar desenvolvendo os negócios. Para o gerente do SENAI de Patos de Minas, Lucas Santos Silva, essa é a motivação principal para o aumento da competitividade das indústrias nos diversos setores, através da busca constante pelo conhecimento. Sentimento que levou empresários de Patos de Minas e de Patrocínio a participarem da Consultoria Híbrida com foco no canteiro de obras. O projeto foi uma realização do IEL/FIEMG, por meio do Programa FIEMG Competitiva e do SENAI de Patos de Minas, em conjunto com o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) e o Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico).
O analista de projetos do IEL/FIEMG Competitiva, Pedro Casasanta, observou que nesse projeto foi possível levar às indústrias a oportunidade de pensar melhor os processos e o planejamento de implantação dos canteiros de obra, compatibilização do cronograma físico e financeiro e o planejamento semanal da obra.
O trabalho foi desenvolvido pelos consultores Victor Santos Flauzino e Francisco de Assis Almeida Júnior. Em cada empresa, foram programadas ações específicas conforme a demanda de cada uma, com a adoção da metodologia Lean – de Melhoria Contínua, evitando-se desperdício e otimizando processos nas indústrias. As empresas atendidas foram: VLG Empreendimentos, DMC Construtora, Diferpam e Park Máquinas Agrícolas (com duas unidades).
“O objetivo das consultorias foi enfrentar os desafios significativos, tais como os atrasos nas entregas dos projetos, o aumento de custos e a falta de mão de obra qualificada. Isso ressalta ainda mais a necessidade de aumentar a produtividade e efetividade das ações operacionais das empresas para compensar essa deficiência”, analisou Victor.
De acordo com Francisco, o programa Fiemg Competitiva, em parceria com os sindicatos, possibilita o acesso a ferramentas e metodologias de melhorias de processo, seja qual for o segmento de atuação. “A empresa Park Máquinas Agrícolas é um exemplo concreto de como estas metodologias proporcionam resultados expressivos que colaboram com o crescimento e sustentabilidade de uma empresa”, enfatizou.
O diretor executivo da Park Máquinas Agrícolas, Wilson Botelho, observou que essa é a quinta consultoria que desenvolveram por meio do SENAI de Patos de Minas. “Em cada projeto que realizamos com o SENAI tivemos resultados significativos, o que nos motiva a continuar buscando essas soluções. As indústrias deveriam conhecer melhor o que é proposto em cada projeto do SENAI e os benefícios que se comprometem em entregar”, complementou.
O presidente do Sinduscon, Caio Gonçalves, comentou que é fundamental o constante monitoramento das melhorias para se buscar ainda maior produtividade e economia para a empresa.