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MEC divulga índice geral de cursos e conceito preliminar do UNIPAM

O Centro Universitário consta no rol das 496 instituições que se destacaram com IGC 4 ou 5, entre as 2.012 avaliadas. Em relação ao CPC, 11 cursos do UNIPAM, que participaram da última avaliação, estão entre os 3.278 com CPC 4 ou 5, dos 7.997 cursos avaliados no país

O Ministério da Educação (MEC) por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, recentemente, o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Os indicadores contribuem para o aprimoramento da educação superior. Com base neles, o MEC analisa o que possui êxito e o que é necessário aperfeiçoar.

O IGC é um indicador de qualidade do desempenho das instituições de educação superior do país, divulgado anualmente, numa escala de 1 a 5. Ele é calculado com base na média ponderada das notas obtidas pelos cursos de graduação. O UNIPAM se destaca nesse indicador, obtendo nota 4. A instituição consta no rol das 496 IES que se destacaram com IGC 4 ou 5, entre as 2.012 avaliadas.

O CPC é um conceito que avalia a qualidade dos cursos de graduação das instituições de educação superior. Para cálculo dele são considerados a atuação dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de outros insumos. O CPC é divulgado, anualmente, numa escala de 1 a 5.

Na oportunidade 11 cursos do UNIPAM que realizaram o Enade, na última avaliação, obtiveram CPC 4 ou 5. Esses cursos estão entre os 3.278, com CPC 4 ou 5, dos 7.997 cursos avaliados no país. Três desses obtiveram conceito máximo, nota 5: Ciências Biológicas (bacharelado) – Educação Presencial; Letras (licenciatura) – Educação Presencial; e Letras (licenciatura) – Educação a Distância.

Oito cursos receberam conceito 4, são eles: Ciências Biológicas (licenciatura) – Educação Presencial; Educação Física (bacharelado) – Educação Presencial; Educação Física (bacharelado) – Educação a Distância; Educação Física (licenciatura) – Educação Presencial; História (licenciatura) – Educação Presencial; Pedagogia (licenciatura) – Educação Presencial; Pedagogia (licenciatura) – Educação a Distância; e Sistemas de Informação (bacharelado) – Educação Presencial.

O reitor do UNIPAM, professor Henrique Carivaldo de Miranda Neto, destaca a importância dos indicadores obtidos. “Os resultados vão ao encontro da avaliação realizada in loco, pelo MEC em 2019, na qual obtivemos nota máxima. Isso confirma que estamos no caminho certo ofertando, há quase 60 anos, um ensino de qualidade para os nossos alunos”, destacou Henrique Miranda.

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